quinta-feira, 14 de abril de 2016

SUSTENTABILIDADE- NÓS E O MEIO AMBIENTE

OBJETIVO GERAL
Trabalhar a conscientização dos alunos em relação à preservação do meio ambiente e provocar uma leitura da realidade socioambiental, mudando a sua postura diante dos fatos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conscientizar os alunos da importância da valorização e a importância da preservação ambiental.
- Conhecer os biomas e os tipos de solo da floresta e reconhecer que eles precisam ser preservados.
-Identificar os fenômenos climáticos que resultam no aquecimento global através de leitura e discussão, verificação de quantidade de gases tóxicos emitidos na atmosfera terrestre (desenhos, cartazes, maquetes, danças, áudio visuais...).
- Identificar e implementar ações de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa, na escola e na sua comunidade.
-Identificar os principais agrotóxicos e produtos químicos utilizados na agropecuária e suas consequências para o meio ambiente.

METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS:
Serão desenvolvidos diversos trabalhos com todas as turmas do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio Politécnico, da Escola Estadual de Ensino Médio Santana.
No decorrer dos meses de março e abrilas áreas de conhecimento desenvolverãodiferentes atividades envolvendo: interpretação de textos relativos ao tema, desenhos, pinturas, maquetes, textos relacionando a importância da preservação da água, diversidade dos seres vivos, fauna e flora nativas, saúde, poluição e desmatamento, assim como o uso e o controle dos agrotóxicos, as formas de relevo, bacias hidrográficas, ciclo da água, lençóis subterrâneos, cálculo de emissões de gases na atmosfera, construção de gráficos sobre o consumo de água e agrotóxicos na comunidade.
No sábado dia 16 de abril de 2016, será realizada a culminância com lanche trazido pelos próprios alunos baseado em frutas da época e alimentos integrais. E logo após será dado o início das apresentações para todos os alunos e professores no auditório da referida escola
Cronograma das apresentações:
6º ano
·         Apresentação do vídeo sobre as maquetes construídas pela turma referentes ao Ciclo da Água, Lençóis Subterrâneos, Formas de Relevo e Bacia Hidrográfica. (duração: ±min)
·         Poemas da água e uma poesia (duração: ±15 min)

7º ano
·         Teatro sobre mosquito Aedes Aegpti (duração: ±15 min)

8º ano
·         Dança da música: Planeta Água – Guilherme Arantes(duração: ± 5 min)

9º ano
·         Desfile de roupas recicláveis que eles produziram;
·         Apresentação da maquete da Casa Sustentável;
duração: ±15 min
1º ano do EMP
·         Apresentação do vídeo sobre o mosquito (duração: ±15 min)

2º ano do EMP
·         Teatro “O Belo Riozinho”(duração: ±10 min)

3º ano do EMP
·         Demonstração de como combater os criadouros do mosquito (duração: ±5 min)

AVALIAÇÃO


A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.

COORDENAÇÃO:

  InelvesTieppo Dal Bello
  Ivete Carra Panisson
  Simone CicconetoVeadrigo

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA

Apresentação:

Este projeto de incentivo às leitura será desenvolvido na Biblioteca da Escola Santana, com os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

Justificativa:

sabendo que os alunos têm pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, fez-se necessário a realição de um projeto de trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.

Objetivos:
  • despertar o gosto pela leitura e o hábito de ler;
  • reconhecer as lições de moral que as histórias trazem;
  • resgatar a nossa cultura e a nossa história;
  • valorizar nossos autores e suas obras literárias;
  • ampliar o desenvolvimento da criança e adolescente na produção textual;
  • integrar as atividades de sala de aula aos projetos pedagógicos da Escola.
Proposta:

Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio: planejamento de cada proposta de acordo cvom a turma, faixa etária, interesse , conteúdos trabalhados em sala de aula, etc...

Metas:
  • aumentar a concentração e atenção dos alunos a cada encontro com a leitura;
  • ampliação do repertório literário literário dos alunos por meio da leitura e dos empréstimos de livros;
  • aumento da frequencia e diversidade do repertório de histórias indicadas como suas favoritas;
  • elaboração de pensamento crítico em relação às histórias contadas, para elição dos livros e histórias prediletas, a argumentação com os colegas;
  • sensibilidade diante das singularidades de cada livro, como autores, ilustradores e gêneros literários, dentre outros;
  • leitura e contação de histórias, a partir da observação das imagens e da lembrança do que haviam escutado, acompanhados pelos colegas ou sozinhos.
Metodologia:

muitos recursos serão disponibilizados para tornar a hora da leitura produtiva e prazerosa, como:

livros, gravuras, imagens, fantoches, aparelho de som, jornais, revistas, gibis, data show, avental mágico, entre outros. também, uma vez por semana irão à biblioteca para retirarem livros à sua escolha.

Professora Orientadora:

 Lorena Tieppo Ghinzelli


quinta-feira, 7 de abril de 2016

Secretaria Municipal da Saúde faz alerta contra o Aedes


A Prefeitura de Antônio Prado, através das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, realizaram palestra conscientizando sobre a gravidade do problema da reprodução do mosquito Aedes Aegypti
Outro objetivo é a sensibilização da comunidade quanto às medidas de prevenção ao transmissor de doenças. “O Dia Mundial da Saúde é uma data para refletir que cuidado temos conosco e com o meio ambiente. Por isso, nesta época em que estamos vivendo um risco mundial devido o mosquito Aedes, nossa caminhada será de alerta ao inseto”, explica a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber.
Com objetivo de levar conhecimento sobre as doenças, proliferação e controle do mosquito, as profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado trouxeram informações aos estudantes da Escola Santana pertinentes ao que está ocorrendo em nosso município e distribuíram panfletos explicativos. Salientamos a gravidade do problema, e buscamos, como Escola, manter um constante alerta e informações atualizadas.



Atletismo!

No dia 06/04/2016 a Escola Santana participou das provas de atletismo realizadas em Antônio Prado. Nossa escola teve a participação de 16 atletas nas modalidade Salto em Distância e Corrida sendo contemplados 11 estudantes com medalhas, sendo 6 de ouro (1º lugar)! Sentimo-nos orgulhosos com o empenho, participação e desempenho dos nossos atletas, ficando assim classificados em suas respectivas categorias:

Corrida de resistência (1000 metros):
Micaela Panisson - 1º lugar
Leonardo Gambin - 3º lugar
Gean Perondi - 3º lugar 

Corrida (75 metros):
Tatiane Camatti - 1º lugar

Salto em distância:
Ronei Stocco - 3º lugar
Laís Fantin - 1º lugar
Luana Martello - 2° lugar
Bernardo Artuso - 1º lugar
Tatiane Camatti - 1º lugar
Jociele Balen - 2º lugar
Natan Chiarello - 1º lugar










sexta-feira, 1 de abril de 2016

FELIZ ANIVERSÁRIO !!!!


Feliz aniversário pra quem é de ABRIL!!!!!

01/04 -  Felipe Soso Camatti
01/04 -  Tatiane Soso Camatti
02/04 - Ana Paula Weber
03/04 - May Kelly Bresolin Borsato
03/04 - Jordana Ditadi Chiarello
05/04 - Henrique Gambin Martello
07/04 - Diogo Marcon Agustini
09/04 - Simone Cicconeto Veadrigo
11/04 - Ivete Teresinha Carra Panisson
12/04 -  Micaela Carra Panisson
16/04 - Vinícius Favaron Marin
22/04 - Sabrina Andressa Tuliano Martins
22/04 - Aline Piaseski Dal Bello
24/04 - Maísa Marin Panisson
27/04 - Andressa Carossi Martello