ED. INFANTIL AO 5º ANO


E mais um ano em plena atividade escolar,  estamos todos envolvidos para fazer da educação o caminho para uma sociedade próspera. Assim, nossos "pupilos" movimentam o diário exercício do fazer pedagógico.








Comemoração do  DIA DAS MÃES


                           No dia 10 de maio de 2013 aconteceu no salão da escola a comemoração pelo dia das mães. O encontro iniciou com a palestra "Autoestima e valorização da vida" ministrada por Ladi Visentin. 
Em seguida apresentaram-se os alunos:
5º ano: Teatro "Socorro, a mamãe pifou"
4º ano: Teatro "A mamãe Esquecida"
3º ano: Coreografia da música "Coração de mãe"
2º ano: Teatro "Um lugar especial no coração da mamãe"
1º ano: Teatro "Presente para toda a vida"
Ed. Infantil: Coreografia da música "Mamãe eu te amo"
Veja as fotos (clique aqui) 

PROJETO HABILIDADES DE VIDA NA ESCOLA

Nossa escola desde  2011 vem trabalhando com as Séries Iniciais do Currículo por Atividade, com as chamadas Habilidades de Vida na Escola, que são:
          Autoconhecimento;
          Relacionamento Interpessoal;
          Empatia;
          Lidar com os Sentimentos;
          Comunicação Eficaz;
          Pensamento Crítico;
          Pensamento Criativo;
          Estresse;
          Tomada de Decisão; 
          Resolução de Problemas.
        Estas habilidades de Vida, foram retiradas de  um programa sugerido pela Organização Mundial da Saúde estando de acordo com os 4 Pilares da Educação: Aprender a Conhecer, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Ser, bem como com os Temas Transversais (PCNS) e Projeto Político Pedagógico da Escola..
        O trabalho com as “Habilidades de Vida” pretende mediar à formação de futuros cidadãos, bem integrados e  conscientes de seus valores próprios e de mundo, para que estejam capacitados a fazer escolhas saudáveis para si, para os outros e para o meio ambiente como um todo. Desta forma procura unir a estrutura emocional e intelectual considerando a preocupação com a complexidade de sua existência, do ambiente cultural e das relações interpessoais que condicionam sua vida.
        As intervenções  são realizadas em contexto grupal, sendo desenvolvida uma habilidade de vida por encontro. As técnicas usadas para facilitar o ensino das Habilidades de Vida, incluem interação grupal, dramatizações, dinâmicas de grupo, jogos, discussões e atividades em pequenos grupos.
        Este ano o trabalho também está sendo realizado com os professores.
        A seguir, alguns trabalhos desenvolvidos com os alunos: Clique aqui

VIAGEM À GRAMADO 
 TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 5º ANO



       No dia 05 de outubro/12 a escola proporcionou ao alunos uma viagem de estudos como continuidade às atividades desenvolvidas em sala de aula sobre leitura e escrita, habilidades artísticas e patrimônio cultural. Os alunos participaram do Projeto "Era uma vez..." desenvolvido pelo Mini-Mundo localizado em Gramado/RS. Aproveitando a oportunidade, os alunos visitaram a Aldeia do Papai Noel, também localizada em Gramado/RS, onde os participantes deixaram sua imaginação fluir diante da magia do Natal. A viagem aconteceu também em comemoração ao Dia da Criança.
(Veja mais na página FOTOS)

Projeto Sacola Literária 2011/2012

        Este projeto vem sendo desenvolvido na Escola desde 2011 com os alunos da Educação Infantil ao 5º ano, tendo como objetivo o envolvimento da família no processo, convívio e envolvimento com seus filhos na constante construção da aprendizagem ao longo de suas vidas. Sabe-se que esta interação é muito importante para o sucesso do processo ensino aprendizagem.
•          É um projeto que visa o incentivo a leitura e o lúdico. Onde os alunos levam para casa uma sacola com livros diversificados: de histórias infantis, revistas, jornais, receitas, panfletos, informativos, bem como jogos: dominós, pega-varetas, hora do rush, cartas de bisca e canastra, quebra-cabeças, jogo do pocker, resta um, dado dos sentimentos, entre outros. Os pais também podem contribuir doando algum material para enriquecer o trabalho.  Dessa forma procuramos proporcionar momentos de interação entre a família dos alunos. O aluno leva a Sacola Literária para casa, ficando dois dias com ela e registra como foi  a experiência. No dia da devolução o material é conferido e entregue a outro colega. No final de cada rodízio, o material é trocado.
•          Esta foi uma das formas de envolvermos a  família e a escola, proporcionando momentos onde os pais possam sentar, ler e brincar com seus filhos.
•           
•          Abaixo segue algumas fotos dos alunos com a Sacola Literária:

Educação Infantil


1º Ano


2º Ano


3º Ano


4º Ano


5º Ano





DIA DOS PAIS NA ESCOLA SANTANA


“Um pai é alguém para se orgulhar, alguém para se agradecer e, especialmente, alguém para se amar.”

No dia 18/08/12, sábado pela manhã, aconteceu no Salão da Escola a Festa em comemoração ao Dia dos Pais. Na oportunidade, os alunos da Educação Infantil ao 5º ano, prestaram homenagens pela passagem desta data.   Nos intervalos das apresentações, os pais participaram de brincadeiras e atividades recreativas.
Agradecemos a presença dos pais e pela participação nas brincadeiras. 
 Acreditamos que se divertiram pra valer, pois todos queriam vencer a prova estipulada.
A seguir algumas fotos para ficar registrado este momento especial.

Encontramos o pai dinherudo 

E aquele que assaltou a capelinha


E a laranja hein ...


Algumas apresentações:







Um comentário:

Ao postar seu comentário, não esqueça de se identificar-se, colocando nome e turma. Comentários sem identificação serão removidos.