Projetos 2016

Projeto Festa Junina
Professores coordenadores:
Cristiano Farinea, Janete Fantin,
 Rejane Cristina Zolet Castagna,
Duração: Mês de junho de 2016
Alunos atendidos: 
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Politécnico
Justificativa:
Faz-se necessário desenvolver na escola temas que fazem parte da cultura do nosso país, porque representa um dos pilares fundamentais do conhecimento sobre a vida social e cultural de um povo. E para o aluno aprender fazendo é muito importante para a formação do educando, porque a prática revela o prazer de conhecer.
Objetivo Geral:
Enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.
Objetivos Específicos:
  • Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
  • Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
  • Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
  • Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
Recursos:
  • Músicas;
  • Colagem;
  • Recortes;
  • Produção de enfeites para decoração;
  • Brincadeiras Juninas;
  • Comidas típicas; 
Desenvolvimento:
No decorrer do mês de junho acontecerão atividades relacionadas às festas juninas, como trabalhos artísticos, danças típicas, leitura de poesias, trovas, etc.
Os alunos de Ensino Fundamental prepararão uma apresentação típica para apresentar durante a festa. Já os alunos do Ensino Médio Politécnico se encarregarão dos preparativos para a festa, como a decoração, enfeites, confecção dos convites, da cadeia e das barraquinhas.

Culminância:
No dia 18 de junho, sábado letivo, acontecerá a Festa Junina na escola, envolvendo toda comunidade escolar. Haverá diversas apresentações, produzidas pelos alunos, (descritas na programação). Acontecerão brincadeiras típicas, como cadeia, correio sentimental, acerte as latas, chute ao pneu, etc.
Cada turma se responsabilizará em trazer comidas típicas de festa junina.
Avaliação:
Será avaliado no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a  organização dos alunos durante as atividades.


PROGRAMAÇÃO DA FESTA JUNINA
18:30h – Início da programação com a Queima da fogueira.

18:45h – Apresentações típicas de festa junina:
  1. Educação Infantil – Prof. Marines
  2. 1º ano Ensino Fundamental – Profª Ivani
  3.  2º e 3º anos Ensino Fundamental – Profª Janete
  4. 4º e 5º anos Ensino Fundamental - Profª Janete e Ivani
  5. 6º ano Ensino Fundamental- Profª Inelve
  6. 7º e 8º anos Ensino Fundamental – Prof.ª Lorena
  7. 9º ano Ensino Fundamental- CASAMENTO CAIPIRA- Profe. Lorena

19:45h – Comes e bebes com comidas e bebidas típicas e Arrasta-pé no arraial.


20h – Jogos e brincadeiras típicos: Pescaria, Jogo das latas, Chute ao pneu, Cadeia, Correio Elegante.


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SANTANA
DIA DA SOLIDARIEDADE
Projeto: JOGOS SOLIDÁRIOS
"O mundo precisa de atitudes, não de opiniões. Opinião nenhuma mata a fome ou cura doença."
Angelina Jolie
1-     IDENTIFICAÇÃO
Título do Evento:  Projeto Solidariedade
Período de realização:   21 de maio de 2016- sábado
Horário de realização do evento: das 7:30 h às 11:30h.
Local: Escola Estadual de Ensino Médio Santana
Público alvo: Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, professores e comunidade escolar.
Professores responsáveis pelo Projeto:
- Cristiano Farinea
- Eneida Maria Ghinzelli Riva
- Renata Carra Zulian
- Wilmania Olimpia Damiani Macagnan


2. OBJETIVOS
- Valorizar o ser humano, resgatando a importância solidariedade, da partilha, da aceitação e do respeito, que devem ser ensinadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
- Valorizar o trabalho de grupo fortalecendo vínculos  de amizade e solidariedade.

3- JUSTIFICATIVA
O Dia da Solidariedade será um momento de colaboração com a escola e de integração com os colegas através dos Jogos Solidários.
Serão organizados grupos que participarão dos jogos  com alunos de diferentes anos, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, e do 1º até o 5º ano.para que possa haver uma maior integração entre as diferentes idades. Os jogos terão como objetivo a conscientização para o respeito mútuo, a colaboração, a aceitação do diferente, bem como doação de alimentos que farão parte da merenda escolar. .

4- ESTRATÉGIA
·           Os alunos do 1º  ao 5º ano e os alunos das turmas do 6º, 7º, 8º, 9º, 1ºEM, 2º EM e 3º EM serão distribuídos em 5 grupos para que haja uma melhor integração e exercite o espírito de solidariedade.
·           Cada grupo  deverá indicar um coordenador que deverá ser um aluno do Ensino Médio.
·           Como inscrição para participar deste dia de Jogos Solidários cada grupo deverá  colaborar com mantimentos que serão destinados a merenda escolar, conforme relação de produtos.
·           Alunos dos grupos de 6º ao 3º ano cada grupo deverá trazer um kit de mantimentos .
·           Os alunos do Ensino fundamental do 1º ao 5º ano deverão contribuir com o mantimento que lhe foi solicitado.
·           Os alunos deverão respeitar o horário estipulado para a realização de cada jogo, realizando a troca de sala quando concluído o tempo estipulado.
·           Cada sala de jogos ou atividade terá a coordenação de um professor.
·           Os professores contribuirão com a merenda para o LANCHE SOLIDÁRIO.
·           Os alunos do último horário se responsabilizam pela organização dos jogos.

PROGRAMAÇÃO GERAL
Abertura com as boas-vindas do diretor
Hino Nacional
Mensagem Solidariedade
Coordenadores falam do Dia da Solidariedade
Organização dos alunos do 6º ao 3º ano do Ensino Médio em cinco grupos e
do 1º ao  5º ano.
Orientações a respeito da organização dos jogos: local e tempo e apresentação da equipe de apoio.
Encerramento:  Diretor
TURMAS DO 1º AO 5º ANO
1º ano - 10 alunos
2º ano  - 10 alunos
3º ano - 13 alunos
4º ano - 10 alunos
5º ano - 11 alunos
Total: 54 alunos


GRUPOS DO 6º ANO  AO 3º ANO EM
GRUPO A
GRUPO B
1.    Augusto Carra  - 7º
1.    Emanuelli Barison - 7º
2.    Cleiton Carra - 7º
2.    Ezequiel Favretto - 7º
3.    Darlei Michelon - 7º
3.    Guilherme Muzzatto - 7º
4.    Aline Dal Bello - 8º
4.    Cassiane Ditadi - 8º
5.    Bernardo Artuso - 8º
5.    Cindy Sabedot - 8º
6.    Alan Tondello - 9º
6.    Daniel Bée - 8º
7.    Ana Paula Weber- 9º
7.    Cleiton Cervelin- 9º
8.    Andressa Martello- 9º
8.    Darlei Camatti - 9º
9.    Ari Ravanello Junior- 9º
9.    Douglas Costa - 9º
10. Bruna Vicini- 1ºEM
10.  Caroline Rissardi- 1ºEM
11.  Camila Lodi- 1ºEM
11.  Douglas Faraon- 1ºEM
12.  Andrei Martello - 2º EM
12.  Eduarda Vedana- 2º EM
13. Andressa Fantin - 2º EM
13. Eduardo Fantin- 2º EM
14.  Bruna Carra - 2º EM
14.  Débora Rodrigues 3º EM
15. Brenda da Silva - 3º EM
15. Edemar Ciotta - 3º EM
16. Alana da Luz da Silva 6º
16. Augusto Lodi 6º
17. Augusto A. Fochessatto 6º
17.Diogo Agustini 6º
18.Sabrina Martins 6º
18.Vinícius Perondi   6º








GRUPO C
GRUPO D
1.    Henrique Martello - 7º
1.    Mônica Panisson - 7º
2.    Lais Cervelin - 7º
2.    Natan Chiarello - 7º
3.    Matias Dal Bello - 7º
3.    Pâmela Anziliero - 7º
4.    Darlan Marcotto - 3º EM
4.    Jean Perondi - 8º
5.    Felipe Camatti - 8º
5.    Jociele Balen - 8º
6.    Jackson Chiarello - 8º
6.    Mateus Chiarello - 8º
7.    Elias Ditadi - 9º
7.    Heloisa Dal Bello - 9º
8.    Érika Anziliero - 9º
8.    Josias Camatti - 9º
9.    Giovani Lodi - 9º
9.    Lais Fantin - 9º
10.  Larissa da Silva- 1ºEM
10.  Maiara Melz- 1ºEM
11.  Janiele Viapiana- 2º EM
11. Josemar Grigion - 2ºEM
12. Joice Badalotti- 2º EM
12. Luana Martello 2º EM
13. Jordana Gambin- 2º EM
13. Manoel Fantin - 2º EM
14. Evandro Pastore - 3º EM
14.  Leonardo Gambin - 3º EM
15. Jonas Derossi - 3 º EM
15.  Leonardo Panisson - 3º EM
16. Gean de Paula Ribeiro 6º
16. Gustavo Volpato 6º
17. Guilherme Costa 6º
17. Henrique Artuso 6º
























GRUPO E
1.    Sabrina Pauletti - 7º
2.    Viviane Camatti - 7º
3.    Micaela Panisson - 8º
4.    Simone Kelin- 8º
5.    Tatiane Camatti- 8º
6.    Guilherme Chiarello - 9º
7.    Douglas Menon - 9º
8.    Nicole Pastore - 9º
9.    Rafaela Martello - 1ºEM
10.  Simone Faraon - 1ºEM
11. Pietro Sabedot  - 2º EM
12. Silvia Perosa - 2º EM
13. Yi Xian Ng  - 2º EM
14.  Lucas Comparin- 3º EM
15. Ronei Stocco - 3º EM
16. Júlia Lodi 6º
17. Lairton Panisson 6º
18. Larissa Martello 6º
19. Vinícius Dal Bello 6º

LISTA DE MANTIMENTOS PARA DOAÇÃO
Entregar no dia 20/05/2016
Arroz -
Feijão -
Azeite -
Açúcar -
Farinha de milho -
Farinha de trigo-
Bolacha salgada -
Bolacha doce  -
Chocolate em pó -
Lentilha -
Massa -
Cebola -

HORÁRIO EM CADA SALA/JOGO
SALA 1 - 8:15 às 8:50 h
SALA 2 - 8:50 às 9:25h
SALA 3 – 9:25 às 10:00h
Recreio – LANCHE SOLIDÁRIO
SALA 4 – 10:25 às 11:00h
SALA 5 – 11:00 às 11:35h

POR SORTEIO, UM LÍDER DE CADA EQUIPE IRÁ RETIRAR UM PAPEL PARA VER O QUE IRÁ LEVAR PARA A MERENDA DA ESCOLA. ESTES PRODUTOS DEVERÃO SER ENTREGUES ATÉ O DIA 18/05/2016 QUARTA-FEIRA DE MANHÃ NO PRIMEIRO PERÍODO.

15k de Arroz                                                                  24l de leite
10k de massa( parafuso, macarrão)                             5Kg massa(parafuso, macarrão)
5k de bolacha doce                                                       5Kg de lentilha


15k de Açúcar                                                           5 kg de Feijão
12l de leite                                                                 24l de leite
5 kg de farinha de milho                                         5 kg de Cebola


10l de azeite
5 kg de chocolate em pó
3 kg Bolacha salgada

                      AUNOS DO 1º AO 5º ANO:
1º ANO- CADA UM LEVARÁ UM PACOTE DE BOLACHA DOCE.
2º ANO- CADA  ALUNO LEVARÁ UM PACOTE DE BOLACHA SALGADA.
3º ANO- CADA ALUNO LEVARÁ UM PACOTE DE MASSA(MACARRÃO, PARAFUSO).
4º ANO- CADA ALUNO LEVARÁ UMA CAIXA DE LEITE.
5º ANO- CADA ALUNO LEVARÁ UMA CAIXA DE LEITE.

ORGANIZAÇÃO DAS SALAS DE JOGOS:
SALA 01- SALA DE INFORMÁTICA-iVANI
SALA 02- JOGOS DE ALFABETIÇÃO (6º ANO)- RENATA
SALA 03- XADREZ, QUEBRA-CABEÇA, UNO, DOMINÓ (MUSEU)- REJANE
SALA 04- PEÇAS DE MONTAR (5º ANO)WILMANIA
SALA 05 - JUST DANCE (SALÃO)JANETE

SALA 1 – QUADRA: FUTSAL- CRISTIANO
SALA 2 – QUADRA: TÊNIS DE MESA - RAQUEL
SALA 3 -  XADREZ, TRIA e DAMAENEIDA
SALA 4 -  BARALHOS: CANASTRA, ESCOVA, BISCA, PONTINHO LORENA-INELVE
SALA 5 – JOGOS DIVERSOS: RUMMIKUB, TANGRAN, QUEBRA-CABEÇA, DOMINÓ, BANCO IMOBILIÁRIO, PEGA VARETA. IRIA /IVETE


FUTSAL (quadra)
CRISTIANO
TÊNIS (quadra)
RAQUEL
XADREZ (sala do 9º ano)
ENEIDA
BARALHOS
LORENA/INELVE
(sala do 2º ano EM)
JOGOS
IRIA/IVETE
(sala do 8º ao)
Equipe 1
Equipe 2
Equipe 3
Equipe 4
Equipe 5
Equipe 5
Equipe 1
Equipe 2
Equipe 3
Equipe 4
Equipe 4
Equipe 5
Equipe 1
Equipe 2
Equipe 3
Equipe 3
Equipe 4
Equipe 5
Equipe 1
Equipe 2
Equipe 2
Equipe 3
Equipe 4
Equipe 5
Equipe 1















QUERIDOS PAIS!
            No dia 21/05/2016 SÁBADO, teremos aula com atividades recreativas no turno da manhã com o Projeto do Dia da Solidariedade.  Portanto, os alunos deverão colaborar com mantimentos para a merenda da escola:
1º ANO- CADA UM LEVARÁ UM PACOTE DE BOLACHA DOCE.
2º ANO- CADA  ALUNO LEVARÁ UM PACOTE DE BOLACHA SALGADA.
3º ANO- CADA ALUNO LEVARÁ UM PACOTE DE MASSA(MACARRÃO, PARAFUSO).
4º ANO- CADA ALUNO LEVARÁ UM LITRO DE LEITE.
5º ANO- CADA ALUNO LEVARÁ UM LITRO DE LEITE.
            ESTES PRODUTOS DEVERÃO SER ENTREGUES PARA A SUA PROFESSORA ATÉ  O DIA 18/05/2016, QUARTA-FEIRA.
            AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO E COMPREENSÃO.
EQUIPE DIRETIVA E PROFESSORES. 




SUSTENTABILIDADE- NÓS E O MEIO AMBIENTE

OBJETIVO GERAL
Trabalhar a conscientização dos alunos em relação à preservação do meio ambiente e provocar uma leitura da realidade socioambiental, mudando a sua postura diante dos fatos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conscientizar os alunos da importância da valorização e a importância da preservação ambiental.
- Conhecer os biomas e os tipos de solo da floresta e reconhecer que eles precisam ser preservados.
-Identificar os fenômenos climáticos que resultam no aquecimento global através de leitura e discussão, verificação de quantidade de gases tóxicos emitidos na atmosfera terrestre (desenhos, cartazes, maquetes, danças, áudio visuais...).
- Identificar e implementar ações de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa, na escola e na sua comunidade.
-Identificar os principais agrotóxicos e produtos químicos utilizados na agropecuária e suas consequências para o meio ambiente.

METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS:
Serão desenvolvidos diversos trabalhos com todas as turmas do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio Politécnico, da Escola Estadual de Ensino Médio Santana.
No decorrer dos meses de março e abril as áreas de conhecimento desenvolverão diferentes atividades envolvendo: interpretação de textos relativos ao tema, desenhos, pinturas, maquetes, textos relacionando a importância da preservação da água, diversidade dos seres vivos, fauna e flora nativas, saúde, poluição e desmatamento, assim como o uso e o controle dos agrotóxicos, as formas de relevo, bacias hidrográficas, ciclo da água, lençóis subterrâneos, cálculo de emissões de gases na atmosfera, construção de gráficos sobre o consumo de água e agrotóxicos na comunidade.
No sábado dia 16 de abril de 2016, será realizada a culminância com lanche trazido pelos próprios alunos baseado em frutas da época e alimentos integrais. E logo após será dado o início das apresentações para todos os alunos e professores no auditório da referida escola
Cronograma das apresentações:
6º ano
·         Apresentação do vídeo sobre as maquetes construídas pela turma referentes ao Ciclo da Água, Lençóis Subterrâneos, Formas de Relevo e Bacia Hidrográfica. (duração: ±min)
·         Poemas da água e uma poesia (duração: ±15 min)

7º ano
·         Teatro sobre mosquito Aedes Aegpti (duração: ±15 min)

8º ano
·         Dança da música: Planeta Água – Guilherme Arantes(duração: ± 5 min)

9º ano
·         Desfile de roupas recicláveis que eles produziram;
·         Apresentação da maquete da Casa Sustentável;
duração: ±15 min
1º ano do EMP
·         Apresentação do vídeo sobre o mosquito (duração: ±15 min)

2º ano do EMP
·         Teatro “O Belo Riozinho”(duração: ±10 min)

3º ano do EMP
·         Demonstração de como combater os criadouros do mosquito (duração: ±5 min)

AVALIAÇÃO


A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.

COORDENAÇÃO:

  InelvesTieppo Dal Bello
  Ivete Carra Panisson
  Simone CicconetoVeadrigo


PROJETO CUIDAR DA NOSSA ESCOLA, NOSSA SEGUNDA CASA

INTRODUÇÃO: a Escola Estadual de Ensino Médio Santana é uma escola pública e como tal necessita de reparos constantes e de cuidados. E sendo uma escola pública, as verbas para manutenção ou mão de obra dependem da disponibilidade do poder público que encontra-se no momento em fase de contenção de despesas. Assim, a turma 201, juntamente com a professora de história e Seminário Integrado, visando cumprir as habilidades e competências das disciplinas de ...”  inserir ao currículo, conhecimentos que contribuam para a compreensão do trabalho como princípio educativo, o que permite compreender o significado econômico, social, histórico, político e cultural das ciências, letras e das artes...”, tem a preocupação de contribuir de forma efetiva na manutenção e cuidado com a Escola. Pensando nisso, e conversando professora e alunos, chegou-se à proposição de ações visando tais fins já citados e assim desempenhar o papel de cidadãos a fim de transformar de forma solidária, e inserida no currículo e nas habilidades e competências necessárias à formação integral dos educandos.

OBJETIVO: Desenvolver com a turma 201 ações que visem melhorar o ambiente escolar através da participação de professores e dos alunos.

JUSTIFICATIVA:de acordo com o projeto sustentabilidade desenvolvido no ano de 2016 na Escola Santana, a turma 201 se dispôs a realizar ações para auxiliar professores, direção e funcionários a embelezar, manter organizado e colaborar para o bom andamento da escola.

AÇÕES: as ações serão desenvolvidas por afinidade e desempenhadas através da necessidade constatada pela turma, com destaque para: os murais dos corredores do pavilhão “C”, delimitadas às meninas da turma assim denominadas: Janiele, Eduarda, Bruna, Andressa, Silvia, Joice, Jordana, Luana e Yi Xian. Organização e antivírus nos computadores da sala digital sob a responsabilidade do Manoel. Reforma e manutenção do parque infantil e auxílio na limpeza do pátio, aparando a grama quando possível e necessário e o cuidado com o lixo,  com a colaboração de Josemar, Andrei, Pietro e Eduardo. 
Coordenação: professora Iria.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: março a dezembro de 2016.

Nossa Escola está sempre à disposição e aberta à práticas de CIDADANIA, inserindo os educandos no mundo das responsabilidades com respeito e dignidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário, não esqueça de se identificar-se, colocando nome e turma. Comentários sem identificação serão removidos.