ENSINO MÉDIO



Escola Santana realizou o primeiro Conselho de Classe Participativo do Ensino Médio de 2016

No dia 23 de maio de 2016 realizou-se nas dependências da Escola Santana o Conselho de Classe Participativo do Ensino Médio deste ano de 2016. O momento de avaliação do trimestre contou com a participação dos alunos do Ensino Médio Politécnico da Escola, professores e direção da Escola. O turno da tarde foi então um momento de avaliar, refletir e repensar atitudes, valores, práticas e comportamentos referentes ao primeiro trimestre para que o segundo trimestre seja ainda mais produtivo.





PROJETO CUIDAR DA NOSSA ESCOLA, NOSSA SEGUNDA CASA

INTRODUÇÃO: a Escola Estadual de Ensino Médio Santana é uma escola pública e como tal necessita de reparos constantes e de cuidados. E sendo uma escola pública, as verbas para manutenção ou mão de obra dependem da disponibilidade do poder público que encontra-se no momento em fase de contenção de despesas. Assim, a turma 201, juntamente com a professora de história e Seminário Integrado, visando cumprir as habilidades e competências das disciplinas de ...”  inserir ao currículo, conhecimentos que contribuam para a compreensão do trabalho como princípio educativo, o que permite compreender o significado econômico, social, histórico, político e cultural das ciências, letras e das artes...”, tem a preocupação de contribuir de forma efetiva na manutenção e cuidado com a Escola. Pensando nisso, e conversando professora e alunos, chegou-se à proposição de ações visando tais fins já citados e assim desempenhar o papel de cidadãos a fim de transformar de forma solidária, e inserida no currículo e nas habilidades e competências necessárias à formação integral dos educandos.

OBJETIVO: Desenvolver com a turma 201 ações que visem melhorar o ambiente escolar através da participação de professores e dos alunos.

JUSTIFICATIVA:de acordo com o projeto sustentabilidade desenvolvido no ano de 2016 na Escola Santana, a turma 201 se dispôs a realizar ações para auxiliar professores, direção e funcionários a embelezar, manter organizado e colaborar para o bom andamento da escola.

AÇÕES: as ações serão desenvolvidas por afinidade e desempenhadas através da necessidade constatada pela turma, com destaque para: os murais dos corredores do pavilhão “C”, delimitadas às meninas da turma assim denominadas: Janiele, Eduarda, Bruna, Andressa, Silvia, Joice, Jordana, Luana e Yi Xian. Organização e antivírus nos computadores da sala digital sob a responsabilidade do Manoel. Reforma e manutenção do parque infantil e auxílio na limpeza do pátio, aparando a grama quando possível e necessário e o cuidado com o lixo,  com a colaboração de Josemar, Andrei, Pietro e Eduardo. 
Coordenação: professora Iria.


PERÍODO DE REALIZAÇÃO: março a dezembro de 2016.

Nossa Escola está sempre à disposição e aberta à práticas de CIDADANIA, inserindo os educandos no mundo das responsabilidades com respeito e dignidade.

VISITA À EMPRESAS DE ANTÔNIO PRADO

Os alunos do 1º ano e 3ª série do Ensino Médio, juntamente com algumas professoras, tiveram a oportunidade de no dia 21/11/13, visitar quatro empresa do município de Antônio Prado graças aos recursos do PROEMI. As empresas visitadas foram o Cartório Uberti, o Moinho do Nordeste, a Viprado e a Cooperativa Agroindustrial Pradense. Em todas elas os alunos e professores foram muito bem acolhidos e receberam uma atenção especial , tornando estas visitas momentos de grande aprendizado e valorização das indústrias do nosso município.

veja algumas fotos aqui

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE PESQUISA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
Nos dias 28, 29 e 31 de outubro/13 os alunos do Ensino Médio Politécnico apresentaram seus trabalhos aos demais alunos da escola, adequando as apresentações à faixa etária e ao interesse dos alunos. Foram momentos importantes onde os alunos do Seminário Integrado puderam socializar os conhecimentos adquiridos em seus trabalhos de pesquisa tendo como tema "Prevenção e Promoção da Saúde" nas profissões.

Veja os trabalhos apresentados

VISITA ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL



No dia 01 de novembro de 2013 os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio Politécnico, acompanhados das professoras, visitaram  Santo Ângelo, o Santuário de Caaro e as Ruínas de São Miguel das Missões. Esta foi mais uma viagem de estudos que foi possível ser realizada graças aos recursos do PROEMI. 

VEJA MAIS FOTOS AQUI

VISITA À MOSTRATEC/2013 



No dia 22 de outubro de 2013 os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio Politécnico visitaram a MOTRATEC/2013  em Novo Hamburgo. Esta foi a primeira viagem de estudos do ano de 2013 realizada com recurso do Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI. Foi uma viagem bastante proveitosa onde os alunos observaram trabalhos desenvolvidos no campo da pesquisa científica e tecnológica. 


Aconteceu...

No dia 23 de setembro de 2013 os alunos do 1º ano do ensino médio politécnico realizaram uma saída de campo, uma visita ao museu itinerante do Egito antigo, que estava aberto à visitação no Shopping Iguatemi Caxias. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Egito antigo ,suas curiosidades, cultura e deuses. Puderam apreciar réplicas de obras famosas, dos deuses, e conhecer sobre as dinastias, a língua e a cultura através do espetáculo de som e luz, além de analisar de perto uma replica de uma múmia em tamanho real. Depois, quem teve interesse, pode adquirir objetos como papiros, estatuas, colares e outros itens a disposição, bem como participar de sorteio de brindes. Foi uma aula de história, cultura e conhecimento!




CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO



                No dia 10 de junho de 2013 no auditório da escola realizou-se o Conselho de Classe Participativo com a presença de membros da equipe diretiva, professores e alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio Politécnico. Neste encontro foi possível avaliar a caminhada do 2º ano do Ensino Médio, seus progressos e dificuldades. Quanto ao 1º ano os mesmos tiveram a oportunidade de relatar como estão sentindo a mudança do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, adaptação à nova forma de avaliação e a inclusão de mais horas/aula referentes ao Seminário Integrado. 
            Foi um momento importante de reflexão, avaliação e estabelecimento de metas de crescimento, com a proposta de dedicar mais horas ao estudo e buscar cada vez mais a autonomia no aprendizado. 

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO 
RECEBEM FORMAÇÃO


No dia 13 de maio de 2013 os alunos das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Médio Politécnico reuniram-se com os professores de Seminário Integrado e a supervisão para um momento de estudo a respeito da nova sistemática de ensino iniciada no ano de 2012.  Foi um momento bastante proveitoso onde os alunos puderam discutir sobre os objetivos e a importância do Seminário Integrado e a forma de avaliação, esclarecer suas dúvidas e com isso comprometer-se mais com esta nova maneira de aprender.
Neste encontro foi ressaltado como objetivos do Ensino Médio Politécnico promover a construção da autonomia e permitir que o aluno demonstre o seu potencial.

CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO

No dia 10 de dezembro/12 foi realizado o Conselho de Classe Participativo com a presença da equipe diretiva, professores e alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico. Foi um momento de avaliação, análise de resultados e aprendizagens adquiridas, pontos positivos e negativos deste ano letivo. Foi um encontro produtivo que possibilitou estabelecer metas de melhorias para 2013.

ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO 
Visita a Escola Estadual Neusa Mari Pacheco-Canela-RS
DIA 27/11/2012




             Alunos do 1º ano do Ensino Médio, alunos integrantes do Clube Agrícola e professores da Escola Santana, tiveram a oportunidade de fazer esta visita de estudos graças aos recurso do ProEMI. A Escola Estadual Neusa Mari Pacheco foi escolhida por servir de modelo às escolas públicas brasileiras.  Recebeu o prêmio SESI Qualidade da Educação com o 1º lugar entre as escolas públicas do Brasil . Atende alunos do Ensino Fundamental e Médio em turno integral e cursos à noite. A escola possui academia,  quadra de esportes e piscina térmica que atende alunos, ex-alunos, professores, pais e comunidade.  A escola também possui um centro agrícola, do qual retira grande parte da merenda escolar,  que foi um dos nossos objetivos da visita já que estamos construindo nossa horta e estamos buscando exemplos de como organizar a participação dos alunos na sua manutenção.  

No retorno da viagem visitamos o centro das cidades de Canela, Gramado e Nova Petrópolis que são pontos turísticos de referência nas Comemorações do Natal.


PROJETO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
VISITA A EMPRESAS DE ANTÔNIO PRADO-RS
  Mais uma visita que faz parte do Projeto de Reestruturação Curricular (PRC) financiada pelo PROEMI (Programa Ensino Médio Inovador) do MEC.

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico, estiveram no dia 13/11/2012 visitando as seguintes empresas: Mais Fruta, Viprado, Cooperativa e o Moinho Nordeste.

MAIS FRUTA


   Na empresa Mais Fruta os alunos tiveram uma excelente palestra ministrada por Eleni Zulian e Graziela sobre a história da empresa, organograma, fluxograma, processos que passam  os produtos, e sobre cargos desempenhados na empresa que demandam formação acadêmica  entre outros. Também tomaram conhecimento de como é o processo da polpa de fruta Mais Fruta que é obtida a partir das partes comestíveis de frutas maduras e sadias, que é um produto natural, sem adição de conservantes, sendo utilizadas como ingredientes no preparo de sucos, vitaminas, chás, além de doces diversos, como mousses, bolos e sorvetes. Suas principais áreas de atuação são no Brasil ( Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goias) e no exterior ( Austrália, Colômbia, Estados Unidos e em prospecção na Europa). Após palestra os alunos saborearam um delicioso suco de frutas geladinho. E encerram com um passeio pela empresa.


VIPRADO





Acompanhados pela Graziela e Roberto a Viprado atua a 25 anos  no mercado de Vidros na linha branca, de móveis,da construção civil e refrigeração possuindo uma área construída de 20.000m² com 240 funcionários. Após palestra a turma visitou o pavilhão 2 da empresa acompanhado os processos pelos quais o vidro passa até chegar ao seu destino comercial.

COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL PRADENSE



Na cooperativa os alunos conheceram os processos que passam as frutas antes de ser embaladas e guardadas na Câmara fria. E também  o processo de fabricação e armazenamento do vinho.


MOINHO DO NORDESTE SA







Na visita ao moinho os alunos tiveram conhecimento sobre as ampliações que o mesmo vem passando para melhorar seus processos produtivos e melhor atender seus clientes.


PROJETO PROFISSÕES

JOGADOR SANANDUVA


Aconteceu dia 07/11/2012 a palestra com o Jogador Sananduva para os alunos do Ensino Médio Inovador, e os alunos do primeiro ano do Ensino Médio Politécnico, onde ele ressaltou os desafios da profissão: jogador de futebol e colocou sobre seus desafios pessoais para profissionais. Onde ressaltou a importância do estudo escolar e incentivando os alunos para continuarem estudando sempre para realizarem seus sonhos profissionais, alcançando a plenitude.

Aluno Márcio Camati Bet, desenvolveu seu projeto de pesquisa sobre a profissão: Jogador de Futebol.


PROJETO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO 

PROFISSÕES 2012


      Com o objetivo de conhecer o perfil das mais diversas profissões do mercado de trabalho, foi convidada a psicóloga Jamile Fantin  para palestrar no dia 23 de outubro/12, a respeito de sua profissão para os alunos do 1º ano do Ensino Médio e 8ª série. 
      Ela trabalha na Universidade Federal de Santa Cantarina como psicóloga organizacional, e trouxe para os alunos uma visão mais ampliada em relação ao exercício da profissão, que pode ter sua atuação na psicologia escolar, hospitalar, clínica ou organizacional. 
       Jamile foi aluna da Escola Santana e se formou no Ensino Fundamental no ano de 2000.
       

A aluna Jéssica  Guandalin do 1º ano do Ensino Médio Politécnico comenta:

"A palestra da Psicóloga Jamile esclareceu algumas dúvidas que ainda restavam, na elaboração do meu trabalho de pesquisa. O assunto foi a profissão em si, o que é, no que ajuda as pessoas, dificuldades e ainda ressaltou o seu dia a dia de trabalho em Santa Catarina, onde a mesma exerce sua função de psicóloga, colocando as diferentes formas de seguir a profissão. " 




VIAGEM DE ESTUDOS Á RIO GRANDE

          Os alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico, professores e funcionários da escola realizaram no dia 19/10/12 mais uma visita que faz parte do Projeto de Reestruturação Curricular (PRC) financiada pelo PROEMI (Programa Ensino Médio Inovador) do MEC. Foram visitados o Museu Oceanográfico, Antártico e Náutico, o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM), o Museu Sacro, a Catedral, o Porto de Rio Grande, a Ilha de São José do Norte e os molhes da praia do Cassino.               
      O objetivo desta visita foi ampliar o conhecimento científico e cultural, através do aprendizado da origem da vida, oportunizando a partir deste entender os demais processos de desenvolvimento da vida no planeta e conhecer as atividades de carga e descarga realizadas no porto, ampliando a visão dos processos comerciais realizados em função da produção(agrícola e industrial).
  
        

(veja mais na pasta FOTOS)



ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO VISITAM A PLANTAÇÃO DE MORANGOS HIDROPÔNICOS E A PCH DA ILHA 

No dia 10 de outubro/12 os alunos do 2º ano do Ensino Médio  visitaram a plantação de morangos hidropônicos na propriedade de Rodrigo Riva, juntamente com as professoras Ivete  Panisson de geografia e a professora Inelve Dal Bello de biologia.

Em seguida visitaram a Pequena Central Hidrelétrica da Ilha localizada na comunidade Nossa Senhora da Saúde no Rio da Prata. 



3º ANO DO ENSINO MÉDIO VISITA A FEIRA DAS PROFISSÕES NA UCS


No dia 05 de outubro/12 os alunos do 3º ano do Ensino Médio estiveram visitando a Feira das profissões na Universidade de Caxias do Sul, juntamente com a professora Lorena e Professora Gisiane com o objetivo de conhecer os diversos cursos que a universidade oferece e ter subsídios para definir sua escolha profissional.


VISITA  Á IV MOSTRASEG 
 Mostra Cientí­fica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio da Região da Serra Gaúcha

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio realizaram no dia 26 de setembro/12 a segunda visita de estudos financiada pelo ProEMI. Os alunos, juntamente com algumas professoras,  visitaram a feira com o objetivo de ampliar perspectivas de realização de trabalhos nas áreas de ciência e tecnologia já que a Mostraseg é realizada por meio do Projeto Engenheiro do Futuro (Engfut).  A visitação foi bastante proveitosa e oportunizou conhecimentos, mais idéias e possibilidades para a realização dos próximos seminários. 


(Veja mais na página FOTOS)

Visita à
 MEP  -  9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional 




        Os alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico realizaram no dia 10/09/12 a primeira visita que faz parte do Projeto de Reestruturação Curricular (PRC) financiada pelo PROEMI (Programa Ensino Médio Inovador) do MEC. 
      O objetivo desta visita foi proporcionar aos alunos o contato com diversos trabalhos de pesquisa realizados nas escolas públicas do Estado.
       Ao participar desta troca de saberes, da socialização dos conhecimentos, os mesmos tiveram a oportunidade de ampliar o seu olhar em relação às diversas possibilidades de pesquisa, sua estruturação, o envolvimento do pesquisador no processo,  podendo, a partir desta experiência, visualizar novas perspectivas para desenvolver-se no conhecimento do mundo do trabalho. 

(Veja mais na página FOTOS)





DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - 5 DE JUNHO



Os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Santana participaram do Projeto do Meio Ambiente promovido pela Rádio Solaris, apresentando seu projeto a respeito da Energia Eólica no programa da rádio no dia 30 de junho de 2012. 
O Projeto mostra a importância de se ter uma matriz energética mais limpa, baseada em fontes renováveis, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais. 
A Energia Eólica é a energia proveniente do vento. É considerada a mais limpa do planeta. É gerada através de grandes turbinas, os aerogeradores em formato de cata-ventos, que são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Por meio de um gerador o movimento dessas turbinas gera energia elétrica. 
(Veja um ensaio da apresentação)











Um comentário:

Ao postar seu comentário, não esqueça de se identificar-se, colocando nome e turma. Comentários sem identificação serão removidos.