quinta-feira, 14 de abril de 2016

SUSTENTABILIDADE- NÓS E O MEIO AMBIENTE

OBJETIVO GERAL
Trabalhar a conscientização dos alunos em relação à preservação do meio ambiente e provocar uma leitura da realidade socioambiental, mudando a sua postura diante dos fatos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conscientizar os alunos da importância da valorização e a importância da preservação ambiental.
- Conhecer os biomas e os tipos de solo da floresta e reconhecer que eles precisam ser preservados.
-Identificar os fenômenos climáticos que resultam no aquecimento global através de leitura e discussão, verificação de quantidade de gases tóxicos emitidos na atmosfera terrestre (desenhos, cartazes, maquetes, danças, áudio visuais...).
- Identificar e implementar ações de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa, na escola e na sua comunidade.
-Identificar os principais agrotóxicos e produtos químicos utilizados na agropecuária e suas consequências para o meio ambiente.

METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS:
Serão desenvolvidos diversos trabalhos com todas as turmas do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio Politécnico, da Escola Estadual de Ensino Médio Santana.
No decorrer dos meses de março e abrilas áreas de conhecimento desenvolverãodiferentes atividades envolvendo: interpretação de textos relativos ao tema, desenhos, pinturas, maquetes, textos relacionando a importância da preservação da água, diversidade dos seres vivos, fauna e flora nativas, saúde, poluição e desmatamento, assim como o uso e o controle dos agrotóxicos, as formas de relevo, bacias hidrográficas, ciclo da água, lençóis subterrâneos, cálculo de emissões de gases na atmosfera, construção de gráficos sobre o consumo de água e agrotóxicos na comunidade.
No sábado dia 16 de abril de 2016, será realizada a culminância com lanche trazido pelos próprios alunos baseado em frutas da época e alimentos integrais. E logo após será dado o início das apresentações para todos os alunos e professores no auditório da referida escola
Cronograma das apresentações:
6º ano
·         Apresentação do vídeo sobre as maquetes construídas pela turma referentes ao Ciclo da Água, Lençóis Subterrâneos, Formas de Relevo e Bacia Hidrográfica. (duração: ±min)
·         Poemas da água e uma poesia (duração: ±15 min)

7º ano
·         Teatro sobre mosquito Aedes Aegpti (duração: ±15 min)

8º ano
·         Dança da música: Planeta Água – Guilherme Arantes(duração: ± 5 min)

9º ano
·         Desfile de roupas recicláveis que eles produziram;
·         Apresentação da maquete da Casa Sustentável;
duração: ±15 min
1º ano do EMP
·         Apresentação do vídeo sobre o mosquito (duração: ±15 min)

2º ano do EMP
·         Teatro “O Belo Riozinho”(duração: ±10 min)

3º ano do EMP
·         Demonstração de como combater os criadouros do mosquito (duração: ±5 min)

AVALIAÇÃO


A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.

COORDENAÇÃO:

  InelvesTieppo Dal Bello
  Ivete Carra Panisson
  Simone CicconetoVeadrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário, não esqueça de se identificar-se, colocando nome e turma. Comentários sem identificação serão removidos.